Páginas

2012-06-07

Yann Arthus-Bertrand captura o frágil planeta Terra em grande angular

www.yannarthusbertrand.org
Nesta conversa ricamente ilustrada, Yann Arthus-Bertrand expõe os seus três projetos mais recentes sobre a humanidade e o seu habitat: fotografias aéreas impressionantes de sua série "A Terra Vista de Cima", entrevistas realizadas pessoalmente no mundo inteiro e em destaque no seu projecto na internet, "Outros 6 mil milhões" e, o filme a ser lançado em breve "Lar", que documenta com vídeos impressionantes o impacto humano no meio-ambiente.




Yann Arthus-Bertrand é, talvez, o mais conhecido fotógrafo aéreo do planeta. Vendeu mais de 3 milhões de cópias, um pouco por todo o mundo, do Ensaio "Earth From Above" (A Terra Vista do Céu) uma década de fotografia que tentam captar todas as perspetivas do planeta visto a partir dos céus — helicóptero, balão de ar quente ou qualquer outra coisa capaz de voar.
Arthus-Bertrand procura desvendar a história por detrás da paisagem e não somente criar uma fotografia bonita. Os seus assuntos nem sempre são fotogénicos — as suas fotos mostram tanto a pobreza e o conflito, como a tranquilidade do verde; todo o seu trabalho  expõe a invasora mão humana e os efeitos da sua empresa. O fotógrafo mantém um registo das coordenadas dos locais onde as fotos foram tiradas para que outros fotógrafos possam acompanhar a sua evolução ao longo dos tempos.

Créditos
Foto: Rosa dos ventos com mapa do mundo em frente ao Monumento aos Descobrimentos — Lisboa, Portugal (38º42'N, 9º12'W). Disponível para descarregar no website do fotógrafo.

Enviar um comentário