Blue Marble (clique para ampliar) |
Segundo alguns autores, a possibilidade de olhar o planeta nesta perspetiva, de o ver como um todo, um sistema uno, teve um contributo fundamental no desenvolvimento da consciência ecológica e na construção das perspetivas e paradigmas sistémicos da Terra que os anos 70 de século XX viram emergir.
Blue Marble anotado (clique para ampliar) |
A fotografia foi tirada 5 horas e 6 minutos após o lançamento da Apolo 17 e cerca de 1 hora e 54 minutos depois de a nave ter abandonado a órbita terrestre em direção à Lua. Eram 0:33 EST, 5:33 GMT, 6:33 em Angola e 7:33 em Moçambique. Dado que grande parte do continente Africano se situa no hemisfério Sul, o Verão estava próximo (faltavam cerca de 14 dias para o solstício) e os dias longos permitiram que a esta hora todo o continente Africano se encontre iluminado e a Antártida seja perfeitamente visível e também bem iluminada. No canto superior direito é possível observar-se as nuvens de um ciclone que sopra ao largo da costa ocidental da Índia.
O nome desta fotografia é hoje o nome das fotos produzidas no âmbito do projeto da NASA Visible Earth, que disponibiliza fotos e animações da superfície terrestre como a que se encontra abaixo. Esta animação mostra as variações da superfície da Terra ao longo dos 12 meses do ano de 2004 (no canto superior esquerdo é apresentada o ano e o mês). A página do projeto disponibiliza fotos e animações diversas para descarregar gratuitamente.
Animação Blue Marble 2004 (clique para aumentar) |
Créditos
Foto Blue Marble: Wikimedia Commons
Foto Blue Marble anotado: original retirado de Wikimedia Commons anotado por mim usando a aplicação Skitch para Mac.
Animação Blue Marble 2004: Wikimedia Commons
Sem comentários:
Enviar um comentário