Páginas

2012-06-12

Blue Marble

Blue Marble (clique para ampliar)
Blue Marble é o nome de uma das primeiras fotografias da Terra tirada do espaço, no dia 7 de Dezembro de 1972 pela tripulação da nave espacial Apolo 17 quando esta se encontrava a cerca de 45 000 km do planeta. Ainda que à data já existissem fotos com vistas da Terra tiradas do espaço, nomeadamente uma imagem do nascer da Terra tirada pela tripulação da Apolo 8 na véspera de Natal de 1968 e que é imagem de capa do Dossier n.º 1 — Gaia, modelo e metáfora do século XXI disponível neste blogue, Blue Marble foi a primeira foto que conseguiu captar o círculo terrestre completo e acabou largamente difundida nos meios de comunicação social em todo o mundo.
Segundo alguns autores, a possibilidade de olhar o planeta nesta perspetiva, de o ver como um todo, um sistema uno, teve um contributo fundamental no desenvolvimento da consciência ecológica e na construção das perspetivas e paradigmas sistémicos da Terra que os anos 70 de século XX viram emergir.
Blue Marble anotado (clique para ampliar)
A imagem está disponível no wikimedia commons em resoluções que vão desde os 240x240 píxeis ao 3000x3002 e podem ser todas descarregadas aqui. A fotografia anotada que apresento abaixo (Blue Marble anotado) oferece uma perspetiva legendada que permite situar o leitor no mapa azul.

A fotografia foi tirada 5 horas e 6 minutos após o lançamento da Apolo 17 e cerca de 1 hora e 54 minutos depois de a nave ter abandonado a órbita terrestre em direção à Lua. Eram 0:33 EST, 5:33 GMT, 6:33 em Angola e 7:33 em Moçambique. Dado que grande parte do continente Africano se situa no hemisfério Sul, o Verão estava próximo (faltavam cerca de 14 dias para o solstício) e os dias longos permitiram que a esta hora todo o continente Africano se encontre iluminado e a Antártida seja perfeitamente visível e também bem iluminada. No canto superior direito é possível observar-se as nuvens de um ciclone que sopra ao largo da costa ocidental da Índia.
O nome desta fotografia é hoje o nome das fotos produzidas no âmbito do projeto da NASA Visible Earth, que disponibiliza fotos e animações da superfície terrestre como a que se encontra abaixo. Esta animação mostra as variações da superfície da Terra ao longo dos 12 meses do ano de 2004 (no canto superior esquerdo é apresentada o ano e o mês). A página do projeto disponibiliza fotos e animações diversas para descarregar gratuitamente.
Animação Blue Marble 2004 (clique para aumentar)

Créditos
Foto Blue Marble: Wikimedia Commons
Foto Blue Marble anotado: original retirado de Wikimedia Commons anotado por mim usando a aplicação Skitch para Mac.
Animação Blue Marble 2004: Wikimedia Commons

Sem comentários: