Páginas

2012-08-29

Salvem os manatís — um vintage

Os brasileiros chamam-lhe peixe-boi, mas internacionalmente ficaram conhecidos por manatís (manatees em inglês), termo que tem origem na língua pré-colombiana dos caribenhos Taínos e que significa peito. Os manatís são mamíferos aquáticos do género Trichechus que se distribuem por quatro espécies diferentes: T. inuguis que habita nas águas da floresta amazónia, T. manatus que vive nas águas da Índia ocidental e o manatí africano T. senegalensis, habitante das florestas húmidas da África ocidental.
Os manatís preferem águas doces, mas podem ser encontrados junto a estuários e mesmo no mar junto à costa, ainda que com menos frequência. Especula-se sobre a existência de uma quarta espécie, o manatí anão — Trichechus pygmaeus — endémico dos rios da floresta amazóica, mas não existem certezas científicas quanto à sua existência. Os parente vivos mais próximos dos manatís são os elefantes.
Os dois cartoons seguintes foram elaborados por Gina Harman em 1998 e fazem parte de uma campanha que visa alertar o público para a necessidade de conservar estas espécies. As principais ameaças à sua extinção são a perda de habitat devido à ocupação humana e as mortes causadas diretamente pela ação humana através da caça e de acidentes como o ilustrado no primeiro dos dois cartoons.

Para saber mais sobre esta campanha visita o website savethemanatee.org.




Créditos
Cartoons: Disponíveis em www.velvetgreencreations.com/index.php?page=Environmental_Cartoons 

Sem comentários: