Páginas

2012-04-29

O ciclo suicida


...tiveram de cortar todas as árvores para imprimir o dinheiro de resgate necessário à criação de empregos verdes para salvar o ambiente...


Créditos
Cartoon: Copyright © 2009 Universal Press Syndicate

2012-04-28

Desmitificando estereótipos — MamaHope.org


MamaHope.org é uma instituição de iniciativa africana que visa ajudar os povos de África a saírem da crise humanitária em que se encontram. O que Mama Hope tem de inovador é que é os projetos são concebidos a partir das necessidades das populações locais.
De acordo com o seu website, Mama Hope desafia a abordagem convencional porque o seu modelo de Desenvolvimento Conectado (Connected Developement) assenta num processo consultivo que parte das bases (bottom-up) composto por três fases: Escutar, Conectar e Possibilitar (Listen, Connect and Enable).

2012-04-27

Reservas de água subterrânea em África

No dia 19 de Abril foi publicado um artigo na revista científica Environmental Research Letters com o mapeamento da distribuição de água subterrânea no continente africano. Os autores do artigo afirmam existir 0,66 milhões de km3 de água, 100 vezes mais do que a precipitação média anual e 20 vezes mais do que a que se encontra armazenada nos lagos da superfície. O artigo refere, no entanto, que nada se sabe acerca da qualidade destas águas; mas que se julga  que a maioria seja potável, pois estão suficientemente fundas para não serem alvo da contaminação comum às águas superficiais. Prevê-se, contudo, que as águas de algumas regiões, devido às características do subsolo, possam conter elevadas concentrações de ferro, flúor e arsénio, o que impossibilita o seu uso sem tratamento. 
O artigo sugere que estas reservas podem, depois de construídos mapas mais rigorosos e de estudadas as formas de extração, ser usadas para colmatar a carência de água em determinadas regiões do continente cujo agravamento se prevê, devido às alterações climatéricas antropogénicas.
Como se pode perceber pelo mapa da figura abaixo, a distribuição é heterogénea e as principais reservas localizam-se no norte do continente no subsolo do maior deserto quente do planeta, o Saara.

2012-04-26

Debate: Será que o mundo precisa de energia nuclear?


Ainda no dia em que faz 26 anos que se deu o acidente de Chernobyl, deixo aqui um TedVideo com um debate sobre os prós e os contras acerca do recurso à energia nuclear.
A defender a opção nuclear está Stewart Brand, pensador crítico e inovador associado aos movimentos contracultura dos anos 60, fundou o Whole Earth Catalogue. Atualmente Stewart está  a trabalhar com Danny Hills no projeto Clock of the Long Now.
Contra a opção nuclear Mark Z. Jackobson defende que os recursos renováveis são a solução mais viável. Jackobson é professor na Universidade de Stanford e desenvolveu, em colaboração com a sua equipa, um mapa mundial de ventos baseado nos dados dos modernos aerogeradores.
No início do debate o moderador Chris Anderson começa por questionar a audiência sobre a sua posição pró ou contra nuclear com um resultado aproximado de 75% pró nuclear e 25% contra. Depois do debate é colocada a mesma questão e a resposta altera-se para cerca de 65% pró e 35% contra.
A polémica irá, com certeza, continuar e o investimento na investigação e desenvolvimento de tecnologia nuclear ou nas alternativas ecológicas terá um impacto decisivo na sua resolução final. Será que os bastidores da ciência irão tomar a decisão à priori através das políticas de financiamento à investigação?
O debate está aí!

2012-04-25

Chernobyl, um legado com 26 anos


Posto de controlo no acesso à zona de exclusão.
 Foi na madrugada do dia 26 de Abril de 1986, dez anos depois da sua inauguração, que uma fuga no quarto reator da central nuclear de Chernobyl, na ex-república soviética da Ucrânia, provocou o maior acidente nuclear da história da humanidade. A quantidade de materiais radioativos libertados foi 500 vezes superior à bomba atómica de Hiroshima; os detritos espalharam-se por toda a Europa; a cidade de Pripyat, cuja construção foi alimentada pela central termonuclear, tranformou-se num fantasma oxidado e os campos à sua volta continuam contaminados e isolados num raio de 50 km; as fontes de alimentos de humanos e animais foram contaminadas e inúmeras pessoas desenvolveram doenças relacionadas com a radiação como cancro da tiroide, leucemia, malformação de fetos, perturbações do sistema nervoso, doenças ósseas e musculares, diabetes, doenças cardiovasculares e problemas gastro intestinais, só para citar uma pequena porção da lista. Atualmente a radiação continua a fazer-se sentir na Bielorrússia, Rússia e Ucrânia estimando-se um total de 200 mil quilómetros quadrados de terras contaminadas e um número entre as 100 e as 200 mil vitimas.

25 de Abril — Hoje mais que nunca

(Sem palavras)


Créditos

2012-04-24

Seis razões para se tornar num apicultor urbano

A população britânica começou a criar abelhas no jardins particulares das sua habitações urbanas contribuindo para combater o declínio da população destes insetos que se tem vindo a verificar não só no Reino Unido, mas um pouco por todo o mundo.
Assim nos diz Zion Lights num artigo do "The Ecologist" de 12 de Abril.

Sei boas razões para se tornar num apicultor urbano:
  1. Abelhas saudáveis promovem um planeta saudável;
  2. As populações de abelhas estão em declínio;
  3. A apicultura industrial e intensiva não é solução
  4. As colónias urbana contribuem para o fortalecimento da população global de abelhas
  5. Uma colmeia de jardim pode ser mantida sem custos
  6. As abelhas têm muita coisa para nos ensinar.
Talvez a moda pegue por cá. Pode ler o artigo completo aqui.

Créditos:
Foto: Bee at work, por Andreas.

2012-04-23

23 de Abril - Dia Internacional do livro

O Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se a 23 de Abril desde 1996.  As celebrações deste dia foram determinadas na XXVII Conferência Geral da UNESCO (1995). Mas a história deste dia remonta à década de 20 do século XX. Este dia foi celebrado pela primeira vez na Catalunha a 7 de Outubro de 1926 — data do nascimento de Miguel Cervantes. Em 1930, o dia da Festa do Livro Espanhol, como era conhecido este dia em Espanha, passou a celebrar-se a 23 de Abril que coincidia com a data da morte do escritor Miguel Cervantes e de William Shakespeare ambos no ano de 1616. Na verdade Shakespeare morreu dez dias depois de Cervantes ainda que as datas coincidam. Tal situação deve-se ao facto de, na época, a Inglaterra estar ainda a usar o calendário Juliano e a Europa continental já usar o calendário gregoriano.
As celebrações do Dia Internacional do Livro foram-se alastrando a outros países como forma de promover a leitura até à sua oficialização pelo UNESCO em 1995.
Boas leituras.

Créditos
Foto: Livros com lápis, por Orlando Figueiredo

2012-04-22

(re)Lançamento do ecoliteracia

No dia 25 de janeiro de 2006 publiquei a primeira mensagem no ecoliteracia. O seu nome era "Ecoliteracia — um palvrão??!!". Seguiu-se um período de dois anos de, mais ou menos frenéticas, publicações que a preguiça e a falta de tempo fizeram cair no esquecimento. Já há algum tempo que ando com vontade de reabilitar o ecoliteracia e tenho recebido alguns alguns pedidos para recolocar o blogue online, mas ainda não era ocasião. Contudo, o mote do Dia da Terra de 2012 deu-me o ímpeto que faltava.
Aqui estou... com novo fôlego para retomar as publicações. Antes de (re)colocar o blogue online estive a fazer uma leitura na diagonal das mensagens anteriores. Algumas estão desatualizadas, de outras já não gosto e... optei por as remover deste renascimento, mas estão guardadas nos bastidores do blogue e, a seu tempo, uma ou outra renascerá para ver a luz do dia de novo.
Irei começar este novo ciclo de mensagens começar com o mesmo mote que comecei o anterior. Procurando clarificar o significado do termo ecoliteracia.
Espero que este seja o primeiro de muitos e inspirados momentos de escrita e leitura.
Ecoliteracia é um termo cunhado na década de 80 do século XX pelo Professor de Estudos Políticos e Ambientais David Orr.